VOCÊ PODE ME ACHA NO FACEBOOK

FAÇA A SUA PESQUISA

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS
Artigo 5º da Constituição Federal Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva; VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

quinta-feira, 29 de março de 2012

COMO PREGAR EM 12 DIAS





Primeiro Dia 
Designações do Obreiro - Quem pode ser pregador ?

A bíblia sagrada usa diferentes nomes e títulos quando se refere aqueles que foram separados por Deus para servirem no ministério Cristão.
Pastor- é aquele que alimenta, cuida, dirige e guia as ovelhas.
Evangelista – é um dom ministerial, refere-se aqueles que pregam o evangelho, o termo se estende a todos os crentes pois todos devem pregar o evangelho de Cristo.
Diácono – o diácono significa o que serve alguém , sendo este de grande importância na igreja do Senhor.
Obreiro – e assim chamado porque trabalha na obra do senhor ( Mt 9.37; II Tm 2.15 )
Concluindo muitas outras qualificações poderiam constar nesta lista, estas porem são as mais importantes, lembrando que títulos ou nomes não conferem autoridade ou capacidade para o desempenhado para Deus.

Segundo Dia
Como desenvolver um esboço ?

Toda mensagem parte de um texto bíblico, sendo assim temos que esta sempre ligados com nosso Deus pois somente o Espírito Santo pode colocar o pensamento certo em nossa mente, as palavras corretas em nossos lábios e encher – nos de amor e graça para entregar a mensagem .
Através do Espírito Santo escolha uma passagem.
A preparação da passagem exige uma pesquisa diligente e uma atitude de oração.
Deve – se descobrir o foco da mensagem esta e a verdade que o pregador transmite ao coração dos ouvintes através da mensagem.
O esboço deve ser preenchido com o material que transmita aos ouvintes de modo apropriado as idéias representadas pelas divisões principais do esboço.

Terceiro Dia
Como desenvolver um tema bíblico ?

Todo tema deve estar ligado a ocasião em que a mensagem esta sendo apregoada
 

Tema : Visões de um Jovem na Igreja ( Is 6.1-8 )

Visão de Deus ( Is 6.1 )
Visão de Pecado ( Is 6.5 )
Visão da Purificação ( Is 6.7 )
Visão do Serviço ( Is 6.8 )
 

Quarto Dia
A preparação do pregado !
 

Duas áreas são indispensáveis para a preparação do pregador, do Evangelho:a área espiritual e a área natural , vamos ver alguns tópicos de cada.

Área Espiritual.

Sua piedade pessoal, posto que ele deve estar disponível para Deus.
Sua fé espontânea e corajosa.
Convicção da chamada , aliada a uma reconhecida vocação Cristã.
Humildade pois quem na bíblia foi usado sempre foi humilde.
 
Espírito de oração, para ter canal livre para estar com Deus.
Visão da obra de Deus.

Área Natural ; O pregador do Evangelho deve cuidar.

Do desenvolvimento da sua inteligência.
Do exercício da memória.
Do adestramento da sua dicção.
 
Aprofundar no conhecimento do seu idioma.
Da sua cultura geral.
De sua preparação psicológica.

Quinto Dia.
Métodos de pregação:

Existem alguns métodos para formalizar uma pregação através da revelação do Espírito Santo aqui segue alguns destes métodos.

A pregação TEXTUAL
 

Designa-se por um texto sendo a mensagem que apresenta um texto bíblico e o examina literal e detidamente , recomendando assim no uso de mensagens textuais, o exame prévio de diferentes versões e traduções da Bíblia.

A pregação EXPOSITIVA

A pregação expositiva é aquela que, partindo de um texto bíblico segue uma exposição lógica e objetiva pondo diante do auditório princípios gerais bíblicos.

A pregação por TOPICOS

A pregação por tópicos, parte de um texto que, de imediato e dividido em sentenças lógicas independentes ,envolvendo argumentos progressivos ate uma aplicação.

Qualquer que seja o método o pregador deve partir de um texto bíblico.

Sexto Dia
 

O pregador e a palavra

O pregador deve conhecer a palavra de Deus, pois o pregador que não conhece a bíblia não tem autoridade para prega-la. Desconhecendo portanto , as verdades da bíblia nenhum pregador estará capacitado a cumprir a missão de enviado de Cristo, mesmo que tal pregador haja assimilado todos os conhecimentos humanos.



Sétimo Dia
Cuidados pessoais do pregador

1. Cuidar do testemunho pessoal
2. Cuidar da saúde.
3. Manter-se ungido pelo Espírito Santo.
4. Cuidar da aparência e dos negócios.
5. De maneira especial cuidar da voz.

Grite menos e estude mais. Muitos pregadores querem substituir a falta de conhecimento com gritaria , fale alto com autoridade, porem sem gritar.

Oitavo Dia
A pregação pedagógica.

Queridos irmãos o pregador tem que ser uma pessoa muito estudiosa, para que possa pregar a todos os tipos de pessoa e não somente aos ignorantes e também não somente a um grupo de teólogos o pregador terá que ler muito a bíblia para esboçar qualquer tipo de tema para não ficar embaraçado diante de uma platéia que espera algo de Deus. Tendo também em sua casa bons livros Cristãos e instrutivos em geral. Paulo pediu a Timóteo para que trouxesse os livros e principalmente pergaminhos II Tm.4.13 esta passagem mostra que o apostolo Paulo lia bons livros e principalmente a Bíblia sagrada.

Nono Dia
Habito de um bom pregador

Como portar-se em no púlpito.
1. Quando estiver chegando a hora de pregar nunca conversar com ninguém.
2. Repasse mentalmente a mensagem, enquanto espera o momento da mensagem .
3. Não comece a falar enquanto todos não estiver olhando para você, fale calmo e seguro.
 
4. Comprimente a todos com a paz do Senhor Jesus não importando com os grandes pregadores que estão ouvindo você falar.
5. Nunca fale muito perto e nem muito longe do microfone.
6. Pregue a palavra e Deus e não usos e custumes da igreja.

Procure sempre respeitar um horário prudente para falar não abuse da voa vontade do povo.

Décimo Dia
Psicologia da pregação
 

Conselhos psicológicos ao pregador. O pregador deve ser uma pessoa que tenha muita psicologia e senso da adaptação, o pregador deve saber situar-se em qualquer lugar ambiente que estiver falando devera saber onde, porque e a quem esta falando.

Décimo Primeiro Dia
Como memorizar a palavra

Procure ler assunto com a mesma característica, se você ler sobre salvação não queira ler sobre unção, lembre-se tenha um padrão de leitura siga um ordem cronológica.pense na mensagem sempre pois assim terá liberdade no púlpito ou em qualquer lugar que queira falar.

Décimo Segundo Dia
Esboço de mensagem
 

Na vida só há o seguinte , em dois grupos bem separados

DE UM LADO DO OUTRO LADO
1. Caminho direito 1. Caminho da Morte
2. Luz 2. Trevas
3. Bem 3. Mal
4. Felicidade 4. Sofrimento
5. Satisfação 5. Remorso
6. Virtudes 6. Pecados
7. Fé 7. Incredulidade
8. Amor a Deus e o Próximo 8. Amor a Satanás e a
 
9. Tranqüilidade 9. Insegurança
10. Salvação 10. Perdição

Cada esboço de mensagem depende da inspiração do Senhor Jesus quanto ao tema e tudo o que nele e esboçado para haver assim , derramamento do Espírito de Deus na Igreja.

FAÇA UM CURSO DE TEOLOGIA OU D PREGAÇÃO BÍBLICA INVISTA O SEU MINISTÉRIO...