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- Falando em Público sem traumasGraciela ...
- Os gestosExistem dois tipos de gestos: 1....
- VOCÊ SABIA QUE PRENDEMOS: 11% ouvindo 83%...
- Requisitos para ser um bom Pregador Crist...
- O que fazer e o que não fazer no púlpito ...
- 34 coisas que o pregador não deve fazer ...
- 20 DICAS FUNDAMENTAIS PARA SE FALAR...
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sábado, 26 de maio de 2012
Os gestos
Existem
dois tipos de gestos:
1. Literal: apontar para a cadeira, o púlpito.
2. Figurativo: quando falo de amor, felicidade, coração.USO DAS
MÃOS, ERROS A EVITAR:1. Mãos atrás da costa, eventualmente pode, sempre não.
2. Mãos nos bolsos.
3. Cruzar os braços: nós comunicamos muito mais pelos gestos do que as
palavras:
7% conteúdo.
38% tom de voz.
55% gestos e expressões faciais, não verbal.
O ser humano se comunica por volta de 700.000 maneiras. O cruzar de braços é um
gesto defensivo, psicológico, observe isto nos casais de namorados.O QUE SÃO
OS GESTOS?
É realçar a palavra sublinhado-lhe o sentido, esculpir no ar a imagem.
Todo o corpo está envolvido na gesticulação, a mímica não se limita aos braços
e sim da cabeça aos pés.I- COMO
GESTICULAR?
O gesto tem que ser naturalmente.
Dale carnegie dizia: A gesticulação de um homem bem como sua escova de dentes,
devem ser coisas muito especiais.
Nós temos que aumentar nossa coleção de gestos.
O orador é um ator?
Ele tem que fazer os gestos, mas sem extrapolar sua personalidade como os
atores. Ele tem que encenar continuando na sua personalidade.II- GESTOS
CONVENCIONAIS:1- GESTO
DE DAR E RECEBER:
Estendemos os braços para a frente, tendo o cuidado de não deixar os cotovelos
grudados ao corpo, as mãos devem estar descontraídas, palmas voltadas para
cima, os polegares visíveis, destacados.
O gesto de dar é feito avançando com as mãos, e o de receber é recolhendo-a de
modo a tocar a borda correspondente ao nosso peito.2- GESTO
DE REJEIÇÃO:
A mão ou as mãos sobem lentamente até a altura do peito e avança um pouco para
a frente, palmas para baixo.
O objetivo de avesão pode estar imaginariamente à nossa frente, à direita ou
esquerda, acima ou abaixo.3- GESTO
DE ASSENTIMENTO OU REPROVAÇÃO:
Assentir com a cabeça sem curvar o tronco ao mesmo tempo, podemos concordar ou
discordar em vários graus de intensidade.4- GESTO
DE DIVIDIR:
Una todos os dedos de uma só mão estendidos, estenda a mão como o polegar para
cima e desça como se pretendesse cortar alguma coisa e depois separe as duas
metades imaginárias.5- GESTO
DE APONTAR:
Apontar com o indicador de modo esticado e imperativo.6- PUNHOS
CERRADOS INDICA FORÇA E DETERMINAÇÃO.7- GESTOS
DE CONTENÇÃO:8- GESTO
DE DESAGRADO:
Devemos volver a cabeça em direção oposta ao suposto objeto, de desagrado, os
olhos se fecham como se não quisessem ver, mãos elevadas até a altura do peito
e empurra imaginariamente a coisa que provoca aversão.9- GESTO
DE SURPRESA:Os olhos
devem arregalar-se de repente e a boca abrir-se em espanto.10- GESTO
DE DESESPERO:Mãos semi
fechadas procurando agarrar os cabelos das têmperas, pode ser dramatizado ainda
mais descendo-as em direção ao queixo como se estivéssemos arrancando os
cabelos das têmperas.11- GESTO
DE ADORAÇÃO:Colocamos
ambas as mãos delicadamente na altura do coração, a cabeça deve estar olhando o
chão enquanto isso, e à medida que elevamos nossa cabeça e olhar para o alto
vamos afastando as mãos até que as palmas fiquem voltadas para o céu.12- GESTO
DE MEDO:A mão
direita sobre com a palma voltada para fora como se quisesse deter um objeto
projetado, o cotovelo fica à altura dos olhos.A
IMPORTÂNCIA DOS OLHOS:1- Olhar
para o público antes de arrumar qualquer coisa.2- O olhar
exerce uma função atraente, não permite que o auditório se desvie do assunto.3- O
orador é o namorado e o auditório a namorada, e o orador tem que ter uma
entrega mútua.ATITUDES
QUE SE DEVE EVITAR COM OS OLHOS:1- Fugir
como os olhos; é desagradável conversar com uma pessoa que não está olhando
para você.2- Fixar o
olhar numa pessoa, atrapalha a comunicação.3- Olhar
para um ponto fixo, (janela, lâmpada, espaço vazio, etc).4- Olhar
para uma pessoa que está conversando.5- Correr
o olhar para a esquerda e para a direita, isto se chama: “olhar pára-brisa”.6- O olhar
perdido, está voltado para dentro de si, só lança o olhar mas volta ao papel.COMO OLHAR
O AUDITÓRIO:1- Quando
começar a falar, encarar a última fileira para que eu possa condicionar a voz à
última fileira.2- Seguir
o esquema A – B – C – D – EG – FH.
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
G
|
H
|
*
|
VOCÊ SABIA QUE PRENDEMOS:
11% ouvindo
83% vendo
83% vendo
LEMBRAMOS:
20% do que ouvimos
50% do que ouvimos e vimos
85% do que ouvimos, vimos e participamos
50% do que ouvimos e vimos
85% do que ouvimos, vimos e participamos
COMUNICAMOS:
8% com a voz
33% com o tom da voz
55% com gestos e expressões faciais.
33% com o tom da voz
55% com gestos e expressões faciais.
O SERMÃO TIPOS
*Tópicos
*Expositivo
*Biográfico (narrativo)
*Textual
*Expositivo
*Biográfico (narrativo)
*Textual
CUIDE:
Ø Pontualidade
Ø Sua aparência
Ø Músicas certas (inicial, final, outras...)
Ø Público alvo
Ø Interrupções
Ø Não peça respostas
Ø Sermões de outros (nunca faça igual)
Ø Exalte a Cristo!
Ø Sua aparência
Ø Músicas certas (inicial, final, outras...)
Ø Público alvo
Ø Interrupções
Ø Não peça respostas
Ø Sermões de outros (nunca faça igual)
Ø Exalte a Cristo!
SUA FORMA:
Introdução:
um preparo do assunto, o porque do tema, sua importância
Corpo:
é o desenvolvimento em partes ou tópicos
Conclusão:
Levar o ouvinte a uma nova decisão
INTRODUÇÃO:
Deve ser:
BREVE & INTERESSANTE
DIZER OU NÃO O TEM A
MOSTRAR O RUMO
NÃO PROMETER DEMAIS
NÃO PEDIR DESCULPAS
NÃO CONTAR PIADAS
EVITAR SENSACIONALISMO
PODE SER UM TEXTO: Bíblico, Frase
Célebre.pensam.
PROBLEMA OU PERGUNTAS
ILUSTRAÇÃO
LOCAL OU MOMENTO ESPECIAL
CORPO
DO CONHECIDO PARA O DESCONHECIDO
APRESENTAÇÃO GRADUAL, LÓGICA,
PROGRESSIVA, CRONOLÓGICA
UTILIZE FRASES CURTAS
EVITE O EXCESSO(30 tipos de cristãos)
UTILIZE ILUSTRAÇÕES: atuais,
pessoais?
CADA 7 MINUTOS, UM NOVO ATRATIVO
TENHA A FONTE DAS INFORMAÇÕES
PERSIGA O TEMA, NÃO DIVAGUE...
PREPARE PARA A CONCLUSÃO
CONCLUSÃO:
Deve ser preparada.
Responder a introduçao.
Amarrar as partes do sermao. É o
fechamento.
Ter um apelo positivo, objetivo.
Deve ser pessoal.
Nao trazer novos tópicos.
Nunca pergunte: Posso continuar?
Evite rodeios ( e para terminar...)
TIPOS: Ø Apelo, Ø oraçao,
Øverso, Ø ilustraçao breve,
Øpergunta para deixar no ar...
Øverso, Ø ilustraçao breve,
Øpergunta para deixar no ar...
TODO SERMÃO DEVE TER:
1- Uso da Bíblia
2- Uma ilustração ou testemunho
3- Uma novidade
4- Uma apelo.
5- Exaltação de Cristo e sua vinda.
GEMAS PRECIOSAS:
Não são as capacidades que agora
possuís ou haveis de possuir que vos darão êxito. É o que o Senhor pode fazer
por vós. Deveríamos depositar muito menos confiança no que o homem é capaz de
fazer, e muito mais no que Deus pode fazer para cada alma crente. Ev. 262
E quando nos entregamos a Cristo numa
consagração de toda alma, os anjos se alegram de poderem falar por meio de
nossa voz, para revelar o amor de Deus.SC 9
O PÚLPITO NÃO É:
# Lugar para desfile de moda.
# Oportunidade para falar "bonito".
# Declamar poesia.
# Exibir qualidades ou exaltar o eu.
# Momento para desforra pessoal ou do grupo.
# Contar histórias gregas ou outras inventadas...
# Oportunidade para ganhar confiança das pessoas.
# Para promover atividades ou setores não evangelísticos.
# Palanque político.
# Local para tentar "enrolar".
# "Quebra-galho"
# Local para atitudes grosseiras ou palavras àsperas.
# Chance para contar uma piada interessante.
# Oportunidade para falar "bonito".
# Declamar poesia.
# Exibir qualidades ou exaltar o eu.
# Momento para desforra pessoal ou do grupo.
# Contar histórias gregas ou outras inventadas...
# Oportunidade para ganhar confiança das pessoas.
# Para promover atividades ou setores não evangelísticos.
# Palanque político.
# Local para tentar "enrolar".
# "Quebra-galho"
# Local para atitudes grosseiras ou palavras àsperas.
# Chance para contar uma piada interessante.
O PÚLPITO É:
# Um pão a ser repartido.
# Uma verdade preciosa da Bíblia para ser conhecida ou lembrada.
# Uma chance para revelar o GRANDE AMOR DE DEUS ao ser humano em todos os tempos...
# Mostrar o interesse de Deus no homem, seu cuidado, seu plano Redentor e restaurador para aquele que Nele crer.
# Servir espiritualidade, comunhão e consagração.
#Revelar a grande esperança da volta de Jesus.
RECEPÇÃO
da Mensagem
1. Cartaz: 20%
2- Mural: 25%
3- Faixa: 25%
4- Boletim: 50%
5- Falado em Horário não nobre 30%
6- Falado em Horário Nobre 50%
2- Mural: 25%
3- Faixa: 25%
4- Boletim: 50%
5- Falado em Horário não nobre 30%
6- Falado em Horário Nobre 50%
CAPACITAÇÃO DE NOVAS LIDERANÇAS
- QUALIFICAÇÃO DE PREGADORES CRISTÃOS
-
a. Requisitos para ser um bom
Pregador Cristão:
·
Desejo sincero de trabalhar para Cristo e de apressar Sua
volta.· Humildade e disposição para
aceitar a direção do Espírito Santo.
·
Disposição para auxiliar espiritualmente outras pessoas.
·
Disposição para doar-se (tempo, talentos, recursos).
·
Gostar de aprender.
·
Gostar de ensinar.
·
Capacidade para observar e entender as reações dos ouvintes.
|
b. Qualidades Desejáveis num bom
Pregador Cristão:
· Conhecer bem o
assuntoque vai
apresentar.· Ser fiel à
Palavra de Deus.
·
Dar sempre destaque
à mensagem, sem chamar a atenção para o
mensageiro.
·
Ser reverente na exposição do assunto e fazer bom uso do tempo.
·
Usar de tato
e bom senso na exposição de assuntos delicados,
particularmente quando houver visitas ou pessoas de outras denominações.
· Ser humilde para com seus irmãos (nunca tentar ser o “dono da verdade”).
·
Prestar a devida atenção
às reações e necessidades dos ouvintes.
· Vestir-se e portar-se de
maneira condigna com seu caráter cristão.
·
Usar um vocabulário simples e compreensível por todos, evitando uso de
gírias.
·
Desenvolver boa dicção e um timbre de voz agradável.
|
c. O Que é um Sermão?
É uma forma de
comunicação verbal, utilizada normalmente em
programações religiosas,com os
seguintes objetivos, entre outros:
·
Expor a Palavra de Deus,
·
Explicar o Plano de Salvação,
·
Trazer novos conhecimentos doutrinários ou esclarecer pontos importantes (muito
cuidado aqui!!),
·
Aumentar e confirmar a fé da congregação no nosso Salvador Jesus Cristo,
·
Estimular a igreja a levar o convite da salvação aos perdidos,
·
Estimular os irmãos no preparo para o breve encontro com Cristo, e
·
Motivar os irmãos a perseverarem no caminho da Salvação.
d. As Partes Principais de um Sermão.
Para que se constitua numa mensagem coerente e de fácil compreensão, um sermão
deve conter três partes principais, que são:
1ª) Introdução: Requer uns
10% do tempo; é a parte inicial, onde o assunto e o objetivo podem ser expostos
de forma resumida, ou é narrado um fato relacionado com o tema.
2ª) Desenvolvimento: Necessita
uns 80% do tempo total, e é o sermão propriamente dito; aqui o assunto é
exposto, e são apresentados os textos bíblicos e passagens do Espírito de
Profecia previamente escolhidos, de forma a passar uma mensagem coerente e
repleta de conteúdo espiritual.
3ª) Encerramento: Cerca de
10% do tempo, é o arremate do sermão, onde pode ser feito um resumo das
principais idéias apresentadas, e um apelo à congregação no sentido de viver a
mensagem e entregar-se de forma sempre mais completa ao nosso Salvador.
Como Preparar bem um Sermão:
Um
sermão eficiente e proveitoso é fruto de muita oração, de pesquisa e tempo de
preparação, tudo subordinado à vontade divina. Um roteiro de trabalho pode ser
o seguinte:
1.
Definição do Objetivo.
Ore a Deus e
peça entendimento para perceber com clareza um objetivo de acordo com a sua
vontade, que pode ser, entre outros,
·
Explicar o Plano da Salvação,
·
Trazer novos conhecimentos doutrinários ou esclarecer pontos importantes,
·
Aumentar e confirmar a fé da congregação no nosso Salvador Jesus Cristo,
·
Estimular a igreja a levar o convite da salvação aos perdidos,
·
Estimular os irmãos no preparo para o breve encontro com Cristo, e
·
Motivar os irmãos a perseverarem no caminho da Salvação.
2.
Escolha do Assunto.
·
Esteja consciente que vai fazer um trabalho encomendado pelo próprio Senhor
Deus, de modo que não falará de si, e talvez nem mesmo de algum assunto da sua
escolha pessoal.
·
Dobre seus joelhos, e ore pedindo que o Espírito de Deus o inspire a escolher
aquele assunto que a congregação mais necessita ouvir, e mais adequado para
atingir o objetivo proposto.
·
Esteja atento para perceber a influência do Espírito Santo, que vai atendê-lo
de modo mais completo do que Lhe foi pedido, se você orou com fé e humildade,
disposto a aceitar a vontade de Deus.
· Atenção: só pregue
sobre assuntos nos quais você mesmo crê.
3. Pesquisa de
Informações.
·
Definido o assunto, ore a Deus pedindo que o ajude a encontrar os textos mais
adequados para compor a mensagem a ser apresentada.
·
Procure na Bíblia e nos livros do Espírito de Profecia textos úteis seu trabalho.
Use, também, outras fontes de informação tais como revistas da Casa
Publicadora, lições da Escola Sabatina, e também notícias de jornais e revistas
comuns.
·
Anote e classifique tudo de forma organizada.
·
Ore a Deus e agradeça a Deus pelo apoio e inspiração recebidos.
4. Montagem do Sermão.
·
Leia cuidadosamente todo o material que conseguiu coletar na pesquisa de
informações.
·
Escreva o “esqueleto” do sermão, ou seja, as idéias principais, na
seqüência em que serão apresentadas.
·
Encaixe as passagens bíblicas e referências do Espírito de Profecia no
“esqueleto”, de forma coerente, e que contribua para esclarecer o tema.
·
Leia e repasse todo o conjunto de forma cuidadosa, verificando se o assunto está exposto de forma
clara, se é coerente com a Palavra de Deus, e se
o seu conteúdo está de acordo com o objetivo previsto.
·
Corrija o que for necessário, eliminando partes que eventualmente possam estar
em desacordo com a Palavra de Deus, e explicando melhor algumas partes que não
tenham ficado suficientemente claras.
·
Quando achar que o sermão está em condições, ensaie sua apresentação em voz
alta, como se estivesse na igreja, e confira no relógio o tempo gasto.
Verifique a duração de cada uma das partes, e veja que o tempo total fique
entre 30 e 40 minutos.
·
Se desejar ter uma idéia melhor de como seu sermão será ouvido, faça um ensaio
com uso de um gravador de fita K7; pregue e exponha o assunto exatamente como
imagina que fará durante a apresentação do sermão, e depois ouça sua própria
voz, tentando identificar erros de pronúncia, de impostação e modulação de voz.
Avalie o tipo de receptividade que lhe causaria um sermão assim, se será capaz
de prender a atenção ou causar sono. Preste atenção em tudo e corrija os
defeitos que encontrar; depois, grave outra vez, cuidando da dicção, da
entonação e da modulação da voz, e compare com o primeiro: com certeza notará
bons e animadores progressos.
·
Caso queira ainda mais segurança, peça que um irmão mais experiente ouça o
sermão antes de ser apresentado na igreja, de modo a ouvir sua opinião quanto
ao conteúdo e clareza da mensagem, quanto ao tempo gasto na apresentação e
quanto à sua postura pessoal.
·
Ore a Deus e agradeça pela inspiração recebida, e peça o apoio necessário para
que a apresentação seja coerente com a mensagem, de modo que o objetivo
escolhido seja atingido por inteiro.
5.
Apresentação do Sermão.
1º)
Ore a Deus pedindo que o inspire, sustente e lhe dê a tranqüilidade necessária
na hora de apresentar a mensagem à congregação.
2º)
Ore a Deus pedindo que inspire a congregação a entender e a aceitar a mensagem,
e que o resultado final seja o progresso da causa do Evangelho nesta Terra.
3º)
Reúna e leve com você o material necessário para a apresentação do sermão
(aquele que foi selecionado durante a pesquisa).
4º)
Vista-se de forma sóbria, com roupa adequada ao trabalho que irá fazer,
evitando chamar a atenção para si.
5º)
Quando chegar a sua hora de falar, cumprimente os presentes com simpatia e
simplicidade; evite brincadeiras e palavras desnecessárias, lembrando que sua
função reveste-se da solenidade e reverência que são devidas na presença de
Deus. Concentre-se na
mensagem; ela é que deve aparecer, não
você, o mensageiro.
6º)
Fale com voz clara e firme; transmita sinceridade e convicção; seja simples;
use um vocabulário simples e compreensível pelos presentes.
7º)
Evite a gesticulação abusiva, mas igualmente evite permanecer imóvel como se
fosse uma estátua, então, seja natural; se houver microfone, procure
familiarizar-se com o seu uso, ajustando-o para que possa ser bem compreendido.
8º)
Ao longo de sua exposição, para criar um clima de simpatia; encare todos os
presentes enquanto fala, fitando-os nos olhos um a um; percorra com o olhar,
aos poucos e de forma natural, toda a assistência, alternando o olhar entre o
lado esquerdo e o lado direito, entre as partes mais próximas e as mais
afastadas.
9º)
Esqueça de si e concentre-se na mensagem que está transmitindo; assim não terá
tempo de ficar nervoso.
10º) Use seu roteiro, o sermão
que preparou, e evite improvisações; confie no tempo que investiu durante a
preparação, e lembre-se: você já
recebeu ajuda do Espírito Santo.
11º) No encerramento, faça um
breve resumo do assunto apresentado, destacando seus pontos principais, e faça
um apelo por decisões, mudanças de vida e entregas pessoais a Jesus. Após
terminar, ore em silêncio agradecendo a Deus pela responsabilidade recebida, e
peça que a mensagem cumpra sua finalidade em cada coração presente.
Conselhos Úteis:
·
Lembre-se que o
púlpito é um lugar sagrado;
prepare-se espiritualmente para ir ocupá-lo, examine seu coração e entregue-se
a Jesus.
·
Ninguém nasceu sabendo, e todos ainda tem
o que aprender; ainda assim, você está aí porque aceitou o compromisso de abrir
a Palavra de Deus. Faça o seu melhor, ciente de que está fazendo um trabalho
para Deus.
·
Sempre faça
tudo quanto estiver ao seu alcance e depois,
se necessário, queixe-se a seu Senhor; cobre o cumprimento de Suas promessas e
se ponha a trabalhar com confiança. Ficará surpreso com os resultados.
Lembre-se que Deus
deseja os decididos; decida-se a ficar ao lado
dEle, trabalhando com Ele e para Ele.
·
Evite abordar assuntos polêmicos, que possam dar origem a discussões
desnecessárias. Exemplos: quem são os 144.000, a hora exata do fechamento da
porta da graça, etc.
·
Prepare-se apoiado no poder do Céu; dê o melhor de si; separe o melhor de seu
tempo; pesquise, estude muito, escreva, informe-se.
·
Aperfeiçoe sua leitura em voz alta, treine até que consiga ler de forma tão
natural como se estivesse contando o assunto, como se fosse um apresentador de
televisão. Se puder, use um gravador para ouvir sua própria voz, para encontrar
possíveis pontos a serem melhorados, e treine, treine, treine exaustivamente,
até conseguir a naturalidade necessária. Todos podem, e você ainda mais, pois
terá ao seu lado, se pedir, o poder do Deus do universo, que lhe dará mais do
você espera.
· Resumindo: se você tirou tempo para preparar-se, se buscou a inspiração do Espírito
Santo e se está indo com humildade para o trabalho, com o sincero desejo de
ajudar outros a se aproximarem de Jesus, então não tenha medo; faça sua
parte cheio de confiança, porque
o poder do Céu vai suprir todas as suas deficiências, e vai aperfeiçoá-lo para fazer um trabalho cada vez melhor.
· Lembre que só a prática aperfeiçoa; quanto mais se repete uma tarefa, melhor se
pode executá-la. Com a pregação acontece o mesmo: quanto mais prega com
fidelidade a Palavra de Deus, melhor e mais competente fica o pregador.
· Não Esqueça: a palavra é uma ferramenta que quanto mais é usada, tanto mais fica
afiada.
1. Suba a plataforma bem preparado.
2. Comece com calma
3. Prossiga de modo modesto.
4. Não se desfaça em gritos.
5. Não trema.
6. Vale com clareza, sem declamar.
7. Não levante demais a voz.
8. Empregue frases curtas e bem claras.
9. Evite a monotonia.
10. Seja sempre senhor da situação.
11. Não empregue sarcasmo nem outras expressões maliciosas.
12. Não ataque hostilmente.
13. Ande com a devida dignidade.
14. Não provoque risadas, tornando-se palhaço.
15. Não se elogie a si mesmo.
16. Não ilustre com narrações longas.
17. Não canse os ouvintes com discursos extensos.
18. Não se afaste do texto e do tema.
19. Procure suscitar o interesse.
20. Fale com autoridade, mas não em tom de mando.
21. Fixe o olhar nos ouvintes.
22. Não crave os olhos nem no chão nem no teto.
23. Não fixe o olhar em algum ouvinte particular.
24. Adapte os gestos às palavras.
25. Não seja teso e rígido com uma estátua.
26. Não faça gestos ridículos.
27. Não ande sobre a plataforma com passos gigantescos nem de gatinhas.
28. Não ponha as mãos nos lados nem nos bolsos da calça.
29. Não brinque com algum botão do paletó.
30. Não comece cada frase tossindo.
31. Evite o vestuário janota, porém use colarinho limpo.
32. Não diga repetidas vezes: “Logo vou terminar,” mas diga o que tiver a dizer e o assunto estará concluído
2. Comece com calma
3. Prossiga de modo modesto.
4. Não se desfaça em gritos.
5. Não trema.
6. Vale com clareza, sem declamar.
7. Não levante demais a voz.
8. Empregue frases curtas e bem claras.
9. Evite a monotonia.
10. Seja sempre senhor da situação.
11. Não empregue sarcasmo nem outras expressões maliciosas.
12. Não ataque hostilmente.
13. Ande com a devida dignidade.
14. Não provoque risadas, tornando-se palhaço.
15. Não se elogie a si mesmo.
16. Não ilustre com narrações longas.
17. Não canse os ouvintes com discursos extensos.
18. Não se afaste do texto e do tema.
19. Procure suscitar o interesse.
20. Fale com autoridade, mas não em tom de mando.
21. Fixe o olhar nos ouvintes.
22. Não crave os olhos nem no chão nem no teto.
23. Não fixe o olhar em algum ouvinte particular.
24. Adapte os gestos às palavras.
25. Não seja teso e rígido com uma estátua.
26. Não faça gestos ridículos.
27. Não ande sobre a plataforma com passos gigantescos nem de gatinhas.
28. Não ponha as mãos nos lados nem nos bolsos da calça.
29. Não brinque com algum botão do paletó.
30. Não comece cada frase tossindo.
31. Evite o vestuário janota, porém use colarinho limpo.
32. Não diga repetidas vezes: “Logo vou terminar,” mas diga o que tiver a dizer e o assunto estará concluído
1. Não levante, nem abaixe demais a voz.
2. Não seja monótono, mas varie de tom.
3. Não se desfaça em gritos.
4. Não trema (na medida do possível).
5. Não empregue sarcasmo ou expressões maliciosas.
6. Não ataque hostilmente com palavras acusadoras de censura.
7. Não exagere em provocar risos, tornando-se palhaço.
8. Não elogie a si mesmo.
9. Não ilustre com narrações longas.
10. Não canse os ouvintes com sermões longos.
11. Não se afaste do texto e do tema.
12. Não crave os olhos no chão ou no teto.
13. Não fixe o olhar demasiadamente em algum ouvinte particular.
14. Não fique rígido ou imóvel, como uma estátua.
15. Não faça gestos ridículos.
16. Não ande na plataforma como passos gigantes, nem de gatinhas.
17. Não coloque as mãos na cintura e nos bolsos.
18. Não fique abotoando e desabotoando o paletó.
19. Não fique brincando o botão do paletó.
20. Não comece cada frase tossindo.
21. Não fique o tempo todo com o dedo indicador em forma acusadora.
22. Não dê socos na mesa ou púlpito.
23. Não exagere em tirar e colocar os óculos.
24. Não fique arrumando a gravata.
25. Não jogue a bíblia sobre o púlpito.
26. Não fique alisando o cabelo.
27. Não fique olhando o relógio todo o tempo.
28. Não use gírias ou piadas.
29. Não ajoelhe apenas com um dos joelhos.
30. Não direcione a mensagem a alguém do auditório.
31. Não se desculpe por não estar preparado.
32. Não diga repetida vezes: logo vou terminar.
33. Não procure imitar alguém.
34. Não se expresse de maneira presunçosa ou orgulhosa.
Compilação pr. Irineu e. Kock
20 DICAS FUNDAMENTAIS PARA SE FALAR
MELHOR EM PÚBLICO
São dicas que vão ajudar você
a superar situações difíceis. Mas não se esqueça: “a prática da oratória
ainda é, e será, a melhor ferramenta para adquirir estrutura e
habilidades ao falar em público”. É como se fosse cantar ou representar uma
personagem. Tem que ensaiar para se sair bem! Quem fala observando as
técnicas se sobressai em relação àqueles que não as conhecem.
Veja abaixo as principais dicas para falar bem em público:
|
1. Seja natural ao falar em público.
A naturalidade é fundamental para o sucesso do orador
2. Pronuncie
corretamente as palavras
3. Procure adequar a intensidade da pronuncia
4. A velocidade da fala deve ser a
mais adequada possível
5. Tenha um vocabulário apropriado
ao seu público. Cuidado com palavras técnicas para um público leigo
6. A postura deve ser a mais
correta possível. Cuide das suas mãos, mantenhas na linha da cintura
7. Erros gramaticais devem ser
evitados
8. Fale com entusiasmo e emoção.
Encontre três bons motivos para estar à frente do seu público
9. Se for utilizar o Power Point,
revise a sua apresentação, não polua os slides com textos e figuras
desnecessários
10. Prepare-se o suficiente.
Cuidado, o preparo é a principal dica
11. Ao falar, posicione-se em local
estratégico. Movimente-se moderadamente
12. Cuidado, o seu discurso deve
ter início, meio e fim
13. Procure alternar o ritmo de sua
fala
14. Controle a ansiedade, pratique
o “quebra gelo”
15. Procure eliminar a inibição.
Crie situações para a pratica da fala em público
16. Ao participar de congressos,
reuniões e eventos, prepare sempre um pequeno discurso, podem lhe passar a
palavra, você pode ser pego de surpresa
17. Ao falar em reunião de negócio
prepare um roteiro dos assuntos e siga-o, não deixe a sua reunião dispersar
18. Ao falar, procure ser polido e
observe sempre uma certa ordem de “status”, iniciando seu discurso
cumprimentando os presentes.
19. Aqueça a voz. Para
aquecer, você pode utilizar o: aaa ééé íii ooo uuu… ou o: prrra prrre
prrri prrro prrru…
20. Não tenha medo do seu público.
Ajuste o seu psicológico, você é a pessoa mais importante do ambiente
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