Os gestos
Existem
dois tipos de gestos:
1. Literal: apontar para a cadeira, o púlpito.
2. Figurativo: quando falo de amor, felicidade, coração.USO DAS
MÃOS, ERROS A EVITAR:1. Mãos atrás da costa, eventualmente pode, sempre não.
2. Mãos nos bolsos.
3. Cruzar os braços: nós comunicamos muito mais pelos gestos do que as
palavras:
7% conteúdo.
38% tom de voz.
55% gestos e expressões faciais, não verbal.
O ser humano se comunica por volta de 700.000 maneiras. O cruzar de braços é um
gesto defensivo, psicológico, observe isto nos casais de namorados.O QUE SÃO
OS GESTOS?
É realçar a palavra sublinhado-lhe o sentido, esculpir no ar a imagem.
Todo o corpo está envolvido na gesticulação, a mímica não se limita aos braços
e sim da cabeça aos pés.I- COMO
GESTICULAR?
O gesto tem que ser naturalmente.
Dale carnegie dizia: A gesticulação de um homem bem como sua escova de dentes,
devem ser coisas muito especiais.
Nós temos que aumentar nossa coleção de gestos.
O orador é um ator?
Ele tem que fazer os gestos, mas sem extrapolar sua personalidade como os
atores. Ele tem que encenar continuando na sua personalidade.II- GESTOS
CONVENCIONAIS:1- GESTO
DE DAR E RECEBER:
Estendemos os braços para a frente, tendo o cuidado de não deixar os cotovelos
grudados ao corpo, as mãos devem estar descontraídas, palmas voltadas para
cima, os polegares visíveis, destacados.
O gesto de dar é feito avançando com as mãos, e o de receber é recolhendo-a de
modo a tocar a borda correspondente ao nosso peito.2- GESTO
DE REJEIÇÃO:
A mão ou as mãos sobem lentamente até a altura do peito e avança um pouco para
a frente, palmas para baixo.
O objetivo de avesão pode estar imaginariamente à nossa frente, à direita ou
esquerda, acima ou abaixo.3- GESTO
DE ASSENTIMENTO OU REPROVAÇÃO:
Assentir com a cabeça sem curvar o tronco ao mesmo tempo, podemos concordar ou
discordar em vários graus de intensidade.4- GESTO
DE DIVIDIR:
Una todos os dedos de uma só mão estendidos, estenda a mão como o polegar para
cima e desça como se pretendesse cortar alguma coisa e depois separe as duas
metades imaginárias.5- GESTO
DE APONTAR:
Apontar com o indicador de modo esticado e imperativo.6- PUNHOS
CERRADOS INDICA FORÇA E DETERMINAÇÃO.7- GESTOS
DE CONTENÇÃO:8- GESTO
DE DESAGRADO:
Devemos volver a cabeça em direção oposta ao suposto objeto, de desagrado, os
olhos se fecham como se não quisessem ver, mãos elevadas até a altura do peito
e empurra imaginariamente a coisa que provoca aversão.9- GESTO
DE SURPRESA:Os olhos
devem arregalar-se de repente e a boca abrir-se em espanto.10- GESTO
DE DESESPERO:Mãos semi
fechadas procurando agarrar os cabelos das têmperas, pode ser dramatizado ainda
mais descendo-as em direção ao queixo como se estivéssemos arrancando os
cabelos das têmperas.11- GESTO
DE ADORAÇÃO:Colocamos
ambas as mãos delicadamente na altura do coração, a cabeça deve estar olhando o
chão enquanto isso, e à medida que elevamos nossa cabeça e olhar para o alto
vamos afastando as mãos até que as palmas fiquem voltadas para o céu.12- GESTO
DE MEDO:A mão
direita sobre com a palma voltada para fora como se quisesse deter um objeto
projetado, o cotovelo fica à altura dos olhos.A
IMPORTÂNCIA DOS OLHOS:1- Olhar
para o público antes de arrumar qualquer coisa.2- O olhar
exerce uma função atraente, não permite que o auditório se desvie do assunto.3- O
orador é o namorado e o auditório a namorada, e o orador tem que ter uma
entrega mútua.ATITUDES
QUE SE DEVE EVITAR COM OS OLHOS:1- Fugir
como os olhos; é desagradável conversar com uma pessoa que não está olhando
para você.2- Fixar o
olhar numa pessoa, atrapalha a comunicação.3- Olhar
para um ponto fixo, (janela, lâmpada, espaço vazio, etc).4- Olhar
para uma pessoa que está conversando.5- Correr
o olhar para a esquerda e para a direita, isto se chama: “olhar pára-brisa”.6- O olhar
perdido, está voltado para dentro de si, só lança o olhar mas volta ao papel.COMO OLHAR
O AUDITÓRIO:1- Quando
começar a falar, encarar a última fileira para que eu possa condicionar a voz à
última fileira.2- Seguir
o esquema A – B – C – D – EG – FH.
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
G
|
H
|
*
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário