VOCÊ PODE ME ACHA NO FACEBOOK

FAÇA A SUA PESQUISA

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS
Artigo 5º da Constituição Federal Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva; VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

sábado, 26 de maio de 2012



Requisitos para ser um bom Pregador Cristão

CAPACITAÇÃO DE NOVAS LIDERANÇAS
- QUALIFICAÇÃO DE PREGADORES CRISTÃOS -

a. Requisitos para ser um bom Pregador Cristão:
·        Desejo sincero de trabalhar para Cristo e de apressar Sua volta.·        Humildade e disposição para aceitar a direção do Espírito Santo.
·        Disposição para auxiliar espiritualmente outras pessoas.
·        Disposição para doar-se (tempo, talentos, recursos).
·        Gostar de aprender.
·        Gostar de ensinar.
·        Capacidade para observar e entender as reações dos ouvintes.
b. Qualidades Desejáveis num bom Pregador Cristão:
·        Conhecer bem o assuntoque vai apresentar.·        Ser fiel à Palavra de Deus.
·        Dar sempre destaque à mensagem, sem chamar a atenção para o mensageiro.
·        Ser reverente na exposição do assunto e fazer bom uso do tempo.
·        Usar de tato e bom senso na exposição de assuntos delicados, particularmente quando houver visitas ou pessoas de outras denominações.
·        Ser humilde para com seus irmãos (nunca tentar ser o “dono da verdade”).
·        Prestar a devida atenção às reações e necessidades dos ouvintes.
·        Vestir-se e portar-se de maneira condigna com seu caráter cristão.
·        Usar um vocabulário simples e compreensível por todos, evitando uso de gírias.
·        Desenvolver boa dicção e um timbre de voz agradável.

c. O Que é um Sermão?
         É uma forma de comunicação verbal, utilizada normalmente em programações religiosas,com os seguintes objetivos, entre outros:
·        Expor a Palavra de Deus,
·        Explicar o Plano de Salvação,
·        Trazer novos conhecimentos doutrinários ou esclarecer pontos importantes (muito cuidado aqui!!),
·        Aumentar e confirmar a fé da congregação no nosso Salvador Jesus Cristo,
·        Estimular a igreja a levar o convite da salvação aos perdidos,
·        Estimular os irmãos no preparo para o breve encontro com Cristo, e
·        Motivar os irmãos a perseverarem no caminho da Salvação.
d. As Partes Principais de um Sermão.
         Para que se constitua numa mensagem coerente e de fácil compreensão, um sermão deve conter três partes principais, que são:
1ª) Introdução: Requer uns 10% do tempo; é a parte inicial, onde o assunto e o objetivo podem ser expostos de forma resumida, ou é narrado um fato relacionado com o tema.
2ª) Desenvolvimento: Necessita uns 80% do tempo total, e é o sermão propriamente dito; aqui o assunto é exposto, e são apresentados os textos bíblicos e passagens do Espírito de Profecia previamente escolhidos, de forma a passar uma mensagem coerente e repleta de conteúdo espiritual.
3ª) Encerramento: Cerca de 10% do tempo, é o arremate do sermão, onde pode ser feito um resumo das principais idéias apresentadas, e um apelo à congregação no sentido de viver a mensagem e entregar-se de forma sempre mais completa ao nosso Salvador.



Como Preparar bem um Sermão:
         Um sermão eficiente e proveitoso é fruto de muita oração, de pesquisa e tempo de preparação, tudo subordinado à vontade divina. Um roteiro de trabalho pode ser o seguinte:
1.                Definição do Objetivo.
Ore a Deus e peça entendimento para perceber com clareza um objetivo de acordo com a sua vontade, que pode ser, entre outros,
·        Explicar o Plano da Salvação,
·        Trazer novos conhecimentos doutrinários ou esclarecer pontos importantes,
·        Aumentar e confirmar a fé da congregação no nosso Salvador Jesus Cristo,
·        Estimular a igreja a levar o convite da salvação aos perdidos,
·        Estimular os irmãos no preparo para o breve encontro com Cristo, e
·        Motivar os irmãos a perseverarem no caminho da Salvação.
2.         Escolha do Assunto.
·        Esteja consciente que vai fazer um trabalho encomendado pelo próprio Senhor Deus, de modo que não falará de si, e talvez nem mesmo de algum assunto da sua escolha pessoal.
·        Dobre seus joelhos, e ore pedindo que o Espírito de Deus o inspire a escolher aquele assunto que a congregação mais necessita ouvir, e mais adequado para atingir o objetivo proposto.
·        Esteja atento para perceber a influência do Espírito Santo, que vai atendê-lo de modo mais completo do que Lhe foi pedido, se você orou com fé e humildade, disposto a aceitar a vontade de Deus.
·        Atenção: só pregue sobre assuntos nos quais você mesmo  crê.
3.         Pesquisa de Informações.
·        Definido o assunto, ore a Deus pedindo que o ajude a encontrar os textos mais adequados para compor a mensagem a ser apresentada.
·        Procure na Bíblia e nos livros do Espírito de Profecia textos úteis seu trabalho. Use, também, outras fontes de informação tais como revistas da Casa Publicadora, lições da Escola Sabatina, e também notícias de jornais e revistas comuns.
·        Anote e classifique tudo de forma organizada.
·        Ore a Deus e agradeça a Deus pelo apoio e inspiração recebidos.
4.         Montagem do Sermão.
·        Leia cuidadosamente todo o material que conseguiu coletar na pesquisa de informações.
·        Escreva o “esqueleto” do sermão, ou seja, as idéias principais, na seqüência em que serão apresentadas.
·        Encaixe as passagens bíblicas e referências do Espírito de Profecia no “esqueleto”, de forma coerente, e que contribua para esclarecer o tema.
·        Leia e repasse todo o conjunto de forma cuidadosa, verificando se o assunto está exposto de forma clarase é coerente com a Palavra de Deus, e se o seu conteúdo está de acordo com o objetivo previsto.
·        Corrija o que for necessário, eliminando partes que eventualmente possam estar em desacordo com a Palavra de Deus, e explicando melhor algumas partes que não tenham ficado suficientemente claras.
·        Quando achar que o sermão está em condições, ensaie sua apresentação em voz alta, como se estivesse na igreja, e confira no relógio o tempo gasto. Verifique a duração de cada uma das partes, e veja que o tempo total fique entre 30 e 40 minutos.
·        Se desejar ter uma idéia melhor de como seu sermão será ouvido, faça um ensaio com uso de um gravador de fita K7; pregue e exponha o assunto exatamente como imagina que fará durante a apresentação do sermão, e depois ouça sua própria voz, tentando identificar erros de pronúncia, de impostação e modulação de voz. Avalie o tipo de receptividade que lhe causaria um sermão assim, se será capaz de prender a atenção ou causar sono. Preste atenção em tudo e corrija os defeitos que encontrar; depois, grave outra vez, cuidando da dicção, da entonação e da modulação da voz, e compare com o primeiro: com certeza notará bons e animadores progressos.
·        Caso queira ainda mais segurança, peça que um irmão mais experiente ouça o sermão antes de ser apresentado na igreja, de modo a ouvir sua opinião quanto ao conteúdo e clareza da mensagem, quanto ao tempo gasto na apresentação e quanto à sua postura pessoal.
·        Ore a Deus e agradeça pela inspiração recebida, e peça o apoio necessário para que a apresentação seja coerente com a mensagem, de modo que o objetivo escolhido seja atingido por inteiro.

5.         Apresentação do Sermão.
1º)       Ore a Deus pedindo que o inspire, sustente e lhe dê a tranqüilidade necessária na hora de apresentar a mensagem à congregação.
2º)       Ore a Deus pedindo que inspire a congregação a entender e a aceitar a mensagem, e que o resultado final seja o progresso da causa do Evangelho nesta Terra.
3º)       Reúna e leve com você o material necessário para a apresentação do sermão (aquele que foi selecionado durante a pesquisa).
4º)       Vista-se de forma sóbria, com roupa adequada ao trabalho que irá fazer, evitando chamar a atenção para si.
5º)       Quando chegar a sua hora de falar, cumprimente os presentes com simpatia e simplicidade; evite brincadeiras e palavras desnecessárias, lembrando que sua função reveste-se da solenidade e reverência que são devidas na presença de Deus. Concentre-se na mensagem; ela é que deve aparecer, não você, o mensageiro.
6º)       Fale com voz clara e firme; transmita sinceridade e convicção; seja simples; use um vocabulário simples e compreensível pelos presentes.
7º)       Evite a gesticulação abusiva, mas igualmente evite permanecer imóvel como se fosse uma estátua, então, seja natural; se houver microfone, procure familiarizar-se com o seu uso, ajustando-o para que possa ser bem compreendido.
8º)       Ao longo de sua exposição, para criar um clima de simpatia; encare todos os presentes enquanto fala, fitando-os nos olhos um a um; percorra com o olhar, aos poucos e de forma natural, toda a assistência, alternando o olhar entre o lado esquerdo e o lado direito, entre as partes mais próximas e as mais afastadas.
9º)       Esqueça de si e concentre-se na mensagem que está transmitindo; assim não terá tempo de ficar nervoso.
10º)  Use seu roteiro, o sermão que preparou, e evite improvisações; confie no tempo que investiu durante a preparação, e lembre-se: você já recebeu ajuda do Espírito Santo.
11º)  No encerramento, faça um breve resumo do assunto apresentado, destacando seus pontos principais, e faça um apelo por decisões, mudanças de vida e entregas pessoais a Jesus. Após terminar, ore em silêncio agradecendo a Deus pela responsabilidade recebida, e peça que a mensagem cumpra sua finalidade em cada coração presente.

Conselhos Úteis:
·        Lembre-se que o púlpito é um lugar sagrado; prepare-se espiritualmente para ir ocupá-lo, examine seu coração e entregue-se a Jesus.
·        Ninguém nasceu sabendo, e todos ainda tem o que aprender; ainda assim, você está aí porque aceitou o compromisso de abrir a Palavra de Deus. Faça o seu melhor, ciente de que está fazendo um trabalho para Deus.
·        Sempre faça tudo quanto estiver ao seu alcance e depois, se necessário, queixe-se a seu Senhor; cobre o cumprimento de Suas promessas e se ponha a trabalhar com confiança. Ficará surpreso com os resultados. Lembre-se que Deus deseja os decididos; decida-se a ficar ao lado dEle, trabalhando com Ele e para Ele.
·        Evite abordar assuntos polêmicos, que possam dar origem a discussões desnecessárias. Exemplos: quem são os 144.000, a hora exata do fechamento da porta da graça, etc.
·        Prepare-se apoiado no poder do Céu; dê o melhor de si; separe o melhor de seu tempo; pesquise, estude muito, escreva, informe-se.
·        Aperfeiçoe sua leitura em voz alta, treine até que consiga ler de forma tão natural como se estivesse contando o assunto, como se fosse um apresentador de televisão. Se puder, use um gravador para ouvir sua própria voz, para encontrar possíveis pontos a serem melhorados, e treine, treine, treine exaustivamente, até conseguir a naturalidade necessária. Todos podem, e você ainda mais, pois terá ao seu lado, se pedir, o poder do Deus do universo, que lhe dará mais do você espera.
·        Resumindo: se você tirou tempo para preparar-se, se buscou a inspiração do Espírito Santo e se está indo com humildade para o trabalho, com o sincero desejo de ajudar outros a se aproximarem de Jesus, então não tenha medo; faça sua parte cheio de confiança, porque o poder do Céu vai suprir todas as suas deficiências, e vai aperfeiçoá-lo para fazer um trabalho cada vez melhor.
·        Lembre que só a prática aperfeiçoa; quanto mais se repete uma tarefa, melhor se pode executá-la. Com a pregação acontece o mesmo: quanto mais prega com fidelidade a Palavra de Deus, melhor e mais competente fica o pregador.
·        Não Esqueça: a palavra é uma ferramenta que quanto mais é usada, tanto mais fica afiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário