VOCÊ PODE ME ACHA NO FACEBOOK

FAÇA A SUA PESQUISA

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS
Artigo 5º da Constituição Federal Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva; VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

COMO SUSPEITAR DE UM PROBLEMA VOCAL? DICA PARA PREGADORES



A voz é utilizada no cotidiano dos seres humanos e ela exige um trato vocal hidratado, boa postura corporal, caso contrário terá vários prejuízos. Existem situações em que a voz sofre alterações.

Fique atento a estes sintomas:
• Rouquidão persistente por mais de 15 dias
• Cansaço ao falar
• Pigarro constante
• Dor ao falar
• Coceira ou ardor na garganta
• Sensação de aperto ou bolo na garganta
• Sensação de garganta seca ou queimação
• Sensação de corpo estranho
• Dificuldade em alcançar notas graves (grossas) ou agudas (finas).
QUAIS PROFISSIONAIS DEVEM PROCURAR SE APRESENTO ALGUM DESSES SINTOMAS?
 Quando há suspeita de um problema vocal deve-se consultar um médico otorrinolaringologista, que fará uma avaliação clínica e, se necessário fará encaminhamento para uma avaliação fonoaudiológica. O Fonoaudiólogo realizará orientações e terapias específicas para melhorar a estética e qualidade vocal.

 Estudante de Fonoaudióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário