VOCÊ PODE ME ACHA NO FACEBOOK

FAÇA A SUA PESQUISA

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS
Artigo 5º da Constituição Federal Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva; VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


ORATÓRIA E A  EXPRESSÃO
            Saber se expressar no mundo é uma necessidade imperativa e existencial é uma ciência tão importante que muitos não conseguem êxito em seus projetos devido a não saber se expressar seja por medo, nervosismo, timidez ou mesmo falta de expressão.
            Não pretendemos tornar ninguém um orador apenas mostra-lhes onde melhorar a sua oratória (Discurso) para que você possa se expressar de forma mais clara e objetiva evitando os discursos desnecessário e enfadonho.
POR QUE   E COMO SE EXPRESSAR
            Já vimos sobre a necessidade de se expressar, Estamos em um mundo tecnológico e muito evoluído onde saber se expressar seja em uma reunião usando um Laptop ou Data Show, microfone ou em uma conversa virtual no MSN  ou  um E-mail ou mesmo um simples telefonema fazem a diferença podendo dependendo do caso trazer muito prejuízo para quem não tomar cuidado. Mas a pergunta continua como se expressar qual a melhor maneira ou técnica, claro respondemos de forma  diferente a diferentes situações  mas no geral todos ao enfrentarmos o publico ou mesmo alguém individualmente a exemplo em uma entrevista de emprego ou mesmo de uma analise para o ministério na Igreja sofremos das mesmas alterações físicas, psíquicas e biológicas ou seja ficamos nervosos, suamos frios a boca fica seca o coração parece que vai sair pela boca as pernas tremem as vezes esquecemos o que decoramos, isso porque a nossa adrenalina esta muito alta na corrente sanguínea devido ao momento de desequilíbrio que toda situação nova gera mas quando encaramos com mas naturalidade possível a acomodação é natural ou seja a situação nova se estabiliza para podermos prosseguir, mas aqui esta o grande problema as pessoas não conseguem mudar de fase de equilibração para acomodação  e tendem a desistir ou simplesmente se sentem inferiorizada e se esquecem que somos todos iguais diante daquele que nos criou.
            Mas qual é a diferença então de pessoa para pessoa esta simplesmente no preparo e no empenho de cada um de nos.

COMO SE EXPRESSAR
             Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível, fica fácil quando tomamos alguns cuidados, ou seja, nos preparamos antecipadamente ao que falar e se expressar e isso envolve ate aquela velha expressão a PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA, é verdade as vezes você faz quatro anos de teologia prepara um sermão daqueles cheio de Bíblia e de repente na hora  H você se  esquece agora imagina sem preparo qual vai ser a primeira imagem, de tudo que se fala em uma reunião ou pregação só se guarda dez por cento de tudo que é falado.
            Principalmente as partes erradas como palavras erros de português, gestos  etc.  hoje esta provado que se expressar não é só falar deve haver gestos  que alias é uma forma de expressão a exemplo disso o alfabeto para surdos mudos, claro que são gestos moderados e não podem ser repetitivos ou agressivos controlar o tom de voz é muito importante para se dominar a prateia. O que alias é imprescindível ao bom orador  ser discreto e descontraído é muito importante, pois só se conhecendo a si mesmo e como esta sua auto estima é que você consegue superar a insegurança dos primeiros 03 minutos iniciais com a prateia e seus gestos, (sempre acima da linha da cintura e abaixo da cabeça) aqui te ajudarão muito para te descontrair canalizando sua adrenalina e conquistando o publico agora evite exageros evite colocar a mão nos bolsos coçar a cabeça apertar o nariz enfim evite qualquer gesto fora do contexto.

DIANTE DO PUBLICO
            Primeira coisa que você deve saber se você esta ali é porque alguém te convidou e  confia na sua capacidade isso é auto estima. Claro você deve se prepara dominando o assunto que será discutido ou exposto naquele momento, ao se apresentar a prateia cumprimentá-la olhando  nos olhos das pessoas nunca fugir ao tema e ficar atento ao horário da programação, se for uma palestra de mais de 15 minutos use água para amaciar as cordas vocais isso não é antiético e recomendação medica, fale pausado não se envergonhe de olhar seu esboço do tema ou pregação você não é obrigado a se lembrar de tudo faça sua parte e lembre-se a critica é uma  admiração em outra forma nos é que não estamos preparado para lidar com elas se diante do publico você errar em uma palavra paciência quem nunca errou da próxima vez evite palavras difíceis ou de dupla interpretação.

CAUSAS DO MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
o    Não dominar o assunto
o    Falta de experiência em falar em publico
o    Voz inadequada
o    Nervosismo
o    Ilusão do sucesso
o    Dificuldade  em lidar com a critica
o    Auto estima baixa
o    Ser exposto
o    Insucesso
o    Senso de inferioridade
o    Ignorância
o    Outras

A EXCELÊNCIA DA ORATÓRIA
            Disse o sábio Salomão “ Como maças de ouro em salvas de prata e a palavra dita a seu tempo” ( Prov c 25 v 11 ).  Cícero  foi em Roma um grande  orador perfeito e político brilhante. Todavia de caráter arrogante e prepotente teve um destino trágico. Foi degolado e esquartejado. A mão direita e a cabeça foram expostas e a língua espetada e exibida ao povo.
            A palavra dita a seu tempo é uma forma de manejar bem seu discurso sendo coerente e eficaz no que se destina, pena que muitos como Cícero se esquecem de por freio na sua língua e se tornam indesejáveis e evitados. Mas a excelência do discurso é visto em toda Bíblia como o sermão do monte onde Jesus expõe de forma clara sobre o reino de Deus e as virtudes de seus súditos, ( Mat c 5 ) ou mesmo, ( Mat c 23 ) quando Jesus usa o discurso para condenar o sistema religioso dos fariseus e escribas, toda palavra dita a seu tempo traz o retorno necessário a quem ouviu e a quem falou é através dela que multidões estão sendo salvas por ouvir pregadores que são usados pelo Espírito Santo e tem seu intelecto inspirado   pelo mesmo na arte da oratória ( Discurso ) como teve Estevão que ao discursar seu rosto era como de um anjo, ( Atos c 6 v 15) ou Pedro que após o dia de Pentecoste quase 03 mil almas se renderam aos pés do Senhor Jesus.( Atos c 2 v 41 ).

DICAS PARA O ORADOR DIANTE DO PUBLICO
            
           Seu publico te respeitara mais se você demonstrar naturalidade e determinação diante dele olhe o foco analise o publico faça um elogio a alguém importante no ambiente,  vamos dar alguns  exemplos de outras dicas abaixo.
13. Nunca faça afirmações polemicas no discurso.
14. Prepare o tema e leia-o  ate domina-lo.
15. Não permita que as pessoas falem ao mesmo tempo em que você.
16. Se necessário permita-se a um silêncio de u tempo para chamar a atenção.
17. Se ágüem debater com você diminua o tom de voz isso mostra auto controle.
18. Nunca se exalte com alguém da prateia.
19. Mesmo que não conheça ninguém do publico aja como se conhece se.
20. Aproveite a ocasião brinque com quem te convidou isso descontrai.
21. Evite sair do tema ou discutir questões de política, religião, esporte.
22. Seja natural e alegre brinque, descontraia gesticule não seja orador estatua.
23. Evite de falar por um longo período de tempo sem intervalos.
24. Observe a reação das pessoas, mas não se incomode com elas conduza o publico
25. Se as pessoas estiverem olhando no relógio ou bocejando e hora de descontrair
26. Gestos devem ser moderados e de acordo com o publico ser for culto gesto discreto se for leigos gestos mas abrangentes. Gestos representam 55 % da oratória e verbal são 45%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário