VOCÊ PODE ME ACHA NO FACEBOOK

FAÇA A SUA PESQUISA

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS
Artigo 5º da Constituição Federal Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva; VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

TEOLOGIA SISTEMÁTICA


FAÇA JÁ  O SEU CURSO DE TEOLOGIA 


 TEOLOGIA
             O termo teologia procede de duas palavras gregas, theos “Deus” e logia, “estudo”. Esse termo é usado de duas maneiras, em um sentido restrito e amplo. No restrito podemos corroborar e dizer de que é o estudo acerca de Deus; e de maneira mais ampla, é o estudo acerca de todas as doutrinas de Deus e das coisas divinas, com relação ao universo e todos os seres por Ele criados, mormente o homem. Assim podemos afirmar que a teologia é a ciência de Deus. Recentemente a teologia era considerada a rainha de todas as ciências, e a teologia sistemática a sua coroa.
 A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA
 A classificação da teologia
             A teologia é um profundo e imenso oceano de conhecimento, que suas verdades estão divididas em quatro ramos de ensino, dentro de um contexto exegético, histórico, dogmático, sistemático e prático.  
 A teologia exegética: A palavra exegética é oriunda do grego que significa extrair a verdade. Ocupa-se em descobrir o verdadeiro significado dos textos sagrados. Inclui o estudo das línguas (grego e hebraico), arqueologia, introdução bíblica, hermenêutica e tipologia bíblica.
 A teologia histórica: Traça a história do povo de Deus a luz da Bíblia Sagrada, da igreja, e seu desenvolvimento de Cristo até nossos dias. Estuda a história bíblica, história da igreja, história de missões e história da doutrina.
A teologia dogmática: É o estudo das verdades dentro do contexto eclesiástico, que nos é apresentado.
A teologia bíblica: Traça os acontecimentos bíblicos através dos vários livros sagrados, e descreve como cada escritor apresenta a verdade de Deus. Um exemplo prático é verificado quando, um estudante busca em Cristo, João, Pedro e Paulo disseram acerca de um determinado assunto. Ou descobri o que cada livro ou partes dele ensinou concernente as doutrinas de Deus, de Cristo, do Espírito Santo, da expiação, da salvação e de várias outras inseridas nas escrituras.    
A teologia sistemática: Faz uso do material de todas as matérias supracitadas, e apresenta de forma lógica e agrupada, sobre os grandes títulos teológicos, de acordo com um sistema definido. Exemplo: a obra vicária de Cristo no calvário é conhecida como a doutrina da salvação (soteriologia). (...)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário