VOCÊ PODE ME ACHA NO FACEBOOK

FAÇA A SUA PESQUISA

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS
Artigo 5º da Constituição Federal Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva; VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

10 Dicas para falar bem em público



Sentir-se nervoso antes de ministrar uma palestra ou pronunciar um discurso é absolutamente normal. Mas ficar muito nervoso pode ser prejudicial e atrapalhar a comunicação com seu público. Mark Twain disse:
"Há dois tipos de oradores: os que ficam nervosos e os que mentem".
Veremos a seguir algumas dicas, que lhe ajudarão a controlar sua insegurança e efetuar melhores apresentações.
1.- Conheça o local, chegue cedo, verifique o som, as luzes e todos os materiais audiovisuais que eventualmente serão utilizados para efetuar sua apresentação.
2.- Conheça seu público, cumprimente alguns dos presentes assim que chegarem.
Sempre será mais fácil falar para um grupo de amigos que para desconhecidos.
3.- Conheça bem o tema da sua apresentação, saiba mais do que V. incluirá na mesma.
Utilize histórias pessoais e linguagem coloquial, desta forma V. não esquecerá com facilidade o que dizer.
4.- Pratique, pratique muito, inclusive utilizando todo o material que V. precisará na sua apresentação incluindo, se houver, som, slides, datashows etc.
5.- Durante a prática visualize seu público, imagine-se falando num auditório cheio, para uma platéia que lhe aplaudirá ao término da mesma, isto aumentará sua confiança.
6.- Relaxe, procure eliminar sua tensão meditando ou realizando exercícios respiratórios ou alongamentos.
7.- Fale sobre o que sua audiência quer ouvir, seus ouvintes querem que sua apresentação seja interessante estimulante e informativa.
8.- Não se desculpe por qualquer nervosismo ou problema, provavelmente seus ouvintes nunca o perceberão.
9.- Concentre-se na mensagem a ser transmitida e não nos meios, deixe de lado suas próprias ansiedades ou expectativas e concentre-se na sua audiência e na mensagem a ser transmitida.
10.- Adquira experiência. Ela lhe permitirá ganhar confiança e credibilidade. O Centro de Aperfeiçoamento da Comunicação lhe oferece cursos que melhorarão suas qualificações eliminando os pontos negativos que atrapalham seu desempenho durante as apresentações ou contatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário